segunda-feira, 14 de maio de 2012

asterismo*

...



Ei-la,
mulher drenada,
artérias e sulcos,
músculos:

preenchê-la de prazer,
pre(ten)cio-
sa pedra.

Ângulo superior:
berço-criança,
(sus)tentáculo de chupeta
abandonado;

bateria arri(m)ada:
esbate de carnes num quarto,
noutro, vômito não microfonado –

olhos fechados
(nenhum)
em ambos os (in)cômodos;

mediterrânea revelação,  
sonho:
câmeras choram tanto quanto
lunetas vêem a lua
e nomeiam constelações,

Almagesto**(***).




* Asterismo 


1. Na astronomia, um padrão reconhecível deestrelas no céu noturno da Terra. 
2. Asterismo é um fenômeno que ocorre em gemas devido a impurezas de rutilo, criando uma área de maior reflexão da luz em forma de estrela.
3. Asterismo é o uso de uma palavra prefixo para chamar a atenção para as palavras seguintes. Exemplos:

  • Eis que venho para lhe mostrar o caminho.
  • Lo, eles encontraram o estábulo.
  • Escuta, você não está ajudando!

** Almagesto, palavra árabe que significa "O Maior", é o nome de um tratado deAstronomia escrito no século II pelo astrônomo Claudius Ptolomaeus deAlexandriaEgito. A obra, uma coleção de 13 livros, contém o mais completo catálogo de estrelas (cerca de mil) daAntiguidade e foi utilizado amplamente pelos árabes e europeus até a alta Idade Média. Descrevia também ogeocentrismo e o movimento aparente das estrelas. Tinha o título original de "A Coleção Matemática", no entanto, ficou conhecida por "O Grande Astrônomo", de onde vem o seu título final. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Almagesto)

*** Asterisco
[Do gr. asterískos, ‘estrelinha’, pelo lat. asteriscu.]
Substantivo masculino.
1.Sinal gráfico em forma de estrela (*), empregado para remissão a uma nota no pé da página, ou no fim do capítulo ou do volume (podendo, nestes casos, vir entre parênteses, ou seguido de um arco de parênteses, ou isolado); para substituir um nome que não se quer mencionar (caso em que se usa em grupo de três, dispostos horizontalmente; ex.: o Marquês ***), para separação de períodos (podendo então ser usado simples: *, ou em grupos de três: *** ou ***); ou, ainda, como símbolo de uma convenção. [Sin.: estrelinha. Não existe o s. asterístico.] (Dicionário Aurélio)

**** Em computação os caracteres-curinga são utilizados em casamento de padrõespara substituir algum outro carácter desconhecido em uma sequência de caracteres.
É muito utilizado ao realizar um glob para procurar arquivos cujo nome ou caminho completo são desconhecidos. Nos interpretadores de comandos de vários sistemas operacionais, como por exemplo o bash [1] no Unix, o caractere asterisco (*) é reconhecido como um caractere-curinga que casa com qualquer número de caracteres desconhecidos e o caractere interrogação (?) é um curinga que casa com um único caractere desconhecido. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caractere-curinga)

...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails