sexta-feira, 2 de julho de 2010

Invenção da Realidade






Abaixo, trecho de entrevista de Ferreira Gullar concedida à revista Dicta&Contradicta, extraído da edição de 16 de junho de 2010 da revista Veja. O período destacado em negrito parece-me ilustrativo dos assuntos tratados nas minhas postagens anteriores, acerca da importância da fantasia não só como gênero artístico, mas como categoria essencial do pensamento humano.


Discordo quando dizem que a arte revela a realidade. Na verdade, a arte inventa a realidade. Afirmam que Shakespeare revelou a complexidade da alma humana: não, ele inventou a complexidade da alma humana. Nós vivemos no mundo da cultura. Quem vive na natureza é macaco e maçã. O índio já tem os mitos e já está dentro do mundo cultural dele, que foi inventado. A poesia é uma dessas criações, no terreno da fantasia, que existe porque a vida não basta. Eu escrevo para ser feliz, escrevo porque estou me inventando, para ser melhor do que sou.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails